sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dilma não é a favor do aborto,mas é a favor da vida das mulheres!


Motivada por perguntas que me fizeram pelas redes sociais no ultimo período, resolvi escrever um texto em resposta as associações que as pessoas fazem ultimamente sobre a Dilma e a questão do aborto.

Sendo feminista e defendendo a descriminalização do aborto nas redes sociais, tenho recebido muitos e-mails e muita gente tem me questionado: se mesmo a Dilma sendo contra o aborto meu voto vai para ela.


O que percebi é que as “grandes mídias” como as ultimas que vi; O Globo e Estadão, por exemplo, tem publicado textos afirmando que Dilma se colocou contra o aborto fazendo alianças com igrejas católicas e evangélicas (na minha opinião com o objetivo de confundir o eleitor) uma vez que Dilma realmente fez e disse isso repetidas vezes. Porém, o resto de todo esse debate não é esclarecido nessas “grandes mídias”.


Não vi eles escrevendo sobre a necessidade de uma nova lei, de novas políticas publicas, de novas condições de acesso a contraceptivos, pois como sabemos (e pra quem não sabe não é difícil imaginar); não é legal fazer aborto, não é gostoso, não ta na moda e a maioria das mulheres não gostariam de recorrer ao método, porém o aborto é uma realidade que no Brasil, e em países que a prática ainda é considerada crime, causa sofrimento, dor e injustiças; mulheres morrem, todos os dias, por recorrem a métodos inseguros de abortar e isso, tão somente porque, não temos uma política que cuide das mulheres nessa situação, pelo contrario, elas são condenadas e humilhadas, como a lei manda.


Elas são maltratadas, pois ainda temos um país que não reconhece a mulher como um ser que tem uma vida; ela não tem autonomia e nem direito de escolher, ela é fadada a ser mãe, dona de casa, cuidadora.


Sendo assim, Dilma não é a favor do aborto (e nao precisa ser), porém é importante prestar atenção que isso é uma opinião PESSOAL da candidata que afirmou, também repetidas vezes, que tratará a questão do aborto como assunto de saúde pública e isso é suficiente pra a vida das mulheres.


Assim como muitas feministas, assim como a candidata a presidencia, sou favor da vida. Da vida das mulheres, da vida que já tem planos, objetivos e sonhos. A favor da discriminalizaçao da pratica, de um aborto legal e seguro, do direito ao corpo, a escolha.


A descriminalizaçao do aborto, nao significa que todas tenhamos que fazer, nem que aumentara o número de abortos, mas sim que diminuira o numero de mortes de mulheres. Descriminalizar o aborto é uma luta independente da opinião pessoal de cada um de nós, independente se fariamos ou não, possibilita que outras mulheres possam escolher o que é melhor pra si com segurança e respeito.



Dilma afirmou:

"A minha posição pessoal é contra o aborto. (Mas) Como presidente da República eu não posso deixar de encarar. Eu não posso tratar essa questão como uma questão pessoal, só"...

"O Estado brasileiro não considerará essas mulheres como uma questão de polícia, mas uma questão de saúde pública e social.”

“Não é uma questão se eu sou contra ou a favor, é o que eu acho que tem que ser feito. Não acredito que mulher alguma queira abortar. Não acho que ninguém quer arrancar um dente, e ninguém tampouco quer tirar a vida de dentro de si”.






Um comentário:

  1. Engraçado nós mulheres sempre criticamos o MACHISMO dos homens então criamos o FEMINISMO.
    Em nome de uma liberdade irresponsável estamoa assistindo à total degradação da mulher, só querem usar o corpo p "prazer" e ganhar dinheiro fácil o q nada tem de "Feminino".
    Nossa Constituição já definiu mto bem em q casos po se fazer a borto. Dilma é a favor do aborto a bel prazer da mulher sim e essa preocupação q ela diz ter c a saúde da mulher é pura manipulação eleitoreira.
    Questão de saúde pública? A saúde da mulher vai mto além de simplesmente poder fazer aborto como e qdo ela bem quiser. Contraceptios? Os postos de saúde estão cheios!
    Tenho 58 anos, tenho um filho de 25 anos e sou solteira. Ao engravidar, o pai não assumiu mas eu assumi c o apoio dos meus familiares e amigos. Estava c 32 anos e era dona do meu nariz. Olho p ele hoje e me arrepio só em pensar como eu estaria hoje se o tivesse abortado. Nada me impedia a não ser o meu respeito pela vida alguém q não pediu p ser concebido, sóami8nha consciência de MULHER.
    Vc tem Mãe? Já pensou se ela tivesse abortado vc?
    Tem filhos? O q eles representam na sua vida?
    A mulher se tornou feminista e deixou de ser feminina. Os direitos q conseguiu são direitos inerentes a todas as pessoas q vivem numa DEMOCRACIA: "direitos iguais p todos independente de sexo, rça, cor, religião..."
    Esqueceram no entanto, q todo DIREITO vem respaldado num DEVER. Isso é LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE. Arcar c a responsabilidade dos seus atos é o q hoje ninguém quer.
    Parabéns às feministas q lutam por sua vida mas querem matar a vida dos q ela gera. Se não querengravidar se previna, hoje o q não falta são meios e liberdade total p adquirí-los e usá-los.
    Eu sou pela VIDA. Prefiro ser feminina ao invés de feminista.

    ResponderExcluir